segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Entrevista com Rodolfo Castrezana

Entrevista Rodolfo Castrezana

Para divertir e fazer pensar sem se importar com a forma, hoje estou publicando uma entrevista cedida muito gentilmente por Rodolfo Castrezana. Para quem não conhece, ele é criador e editor de um blog pra lá de acessado chamado OMEdI.
Criado entre o fim de 2003 e começo de 2004, o OMEdI tem de tudo um pouco, links interessantes, informação, entretenimento e lá vai. Para explicar a origem do nome, me utilizarei das palavras de seu criador:

"O nome OMEdI é um acrônimo. Acrônimo, para quem não sabe, é quando a gente pega as iniciais de uma frase e cria uma palavra. Meu antigo site pessoal (aquele que a gente coloca o portfólio) tinha um tema visual, que era o circo. A chamada mais famosa do circo é “O Maior Espetáculo da Terra”, tem até filme com esse nome. Em um momento de criatividade latente decidi chamar o meu site de “O Maior Espetáculo da Internet”, em partes por ter esperança que um dia realmente ele alcançasse esse status e em parte por achar que eu, na época um publicitário chateado com a profissão, não era nada além de um palhaço."

Todo conteúdo é acompanhado por comentários inteligentes e divertidos de Rodolfo. E por isso quis fazer uma entrevista com o próprio a respeito da influência dos blogs como fonte de informação na internet:


Você acha que os blogs têm tomado espaço de sites jornalísticos quando pensamos neles como fonte de informação? Ou quem procura os blogs não deixa de entrar nos grandes portais de notícias?
Não, blogs não são jornalistícos, são opinativos. E são fontes filtradas de informação para o seu público, já que o público de um blog necessariamente precisa se espelhar de alguma maneira em seu autor (ou autores) para acessá-lo. Talvez por essa filtragem o leitor de blog deixe de entrar em alguns portais, mas depende do interesse do leitor, claro.

Na sua opinião, um blog pode ter força sozinho para mudar a cabeça dos leitores a respeito de algum assunto ou o poder de deles vem justamente da sua coletividade? Quando vários blogs estão falando sobre um mesmo assunto.
Sim, as pessoas são altamente influenciáveis e gostam de idéias que se encaixem com as suas. Qualquer um com um pouco de persuasão consegue mudar a cabeça dos leitores, seja em qualquer meio de comunicação. O que eu gosto de fazer no OMEdI é alimentar a discussão para que as pessoas possam ter novas idéias e até mesmo mudar as suas, o que é muito importante. O debate é enriquecedor. E se vários blogs estão falando do mesmo assunto é pq está faltando assunto.

Você se preocupa em balancear a quantidade de posts informativos e de entretenimento ou deixa que o conteúdo vá tomando um rumo de acordo com a vontade do momento?
Eu faço uma seleção básica, baseado no meu conceito de qualidade para o conteúdo. Mas depende também do que está rolando pela net, no momento da seleção. De certa forma ele tem vontade própria, eu só tento ser coerente.

Marcadores:

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Este cara é um gênio, meu amigo pessoal de anos, eu realmente o acho um gênio.
Gibão

25 de junho de 2008 às 15:41  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial